Atividades do dia 20.08
1) Observe sua rede social no orkut e responda:
a) Como as pessoas são conectadas a você? Podemos dizer que esta conexão é social?
As pessoas estão ligadas a mim no orkut por meio de uma rede de amigos formada a partir do momento em que eu os adicionei à minha rede ou que eles me adicionaram e os aceitei, assim como estou ligada aos amigos dos meus amigos através da ferramenta 'nossos amigos em comum'. As pessoas também estão conectadas a mim pelas atualizações disponíveis e o BuddyPoke.
Há conexão social, pois estou ligada por nós a estas pessoas, constituindo uma rede própria. Porém, só se tem relação social ao se deixar um recado para a pessoa e esta responder, se houver interação entre os BuddyPoke ou depoimentos forem trocados. Ter uma pessoa adicionada a sua lista de amigos não quer necessariamente dizer que há interação e relação social, como notamos aparentemente.
b) Há algum conector? Explique.
Conector é aquele que possui um número maior de conexões do que os demais e que espalha estas ligações para que a comunicação ou troca de informações entre os dispositivos computacionais possa se expandir. O conector no caso do orkut pode ser o próprio site, o Orkut, que foi quem iniciou a rede de relacionamentos e, portanto foi o primeiro a estabelecer relações sociais, ou o Google, proprietário do site.
c) É possível dizer que sua rede é um mundo pequeno?
Sim, minha rede é um mundo pequeno, pois estamos todos a poucos graus de distância de um indivíduo para outro. Cada usuário está ligado por algum (ns) amigo(s) ou comunidade(s) em comum, sendo que sempre procuramos achar e nos relacionarmos com pessoas de nosso convívio ‘real’, sem ampliarmos nossas conexões. Se procurarmos em todos os amigos iremos notar que são poucos aqueles que não mantêm algum laço social com um conhecido.
d) Há algum valor social no Orkut (Twitter)? Explique.
Acredito que sim. O Orkut é uma rede de relacionamentos onde os que possuem maiores conexões são aqueles que têm certo status e boas relações. Quem recém se conecta à rede deve começar da estaca zero, construindo aos poucos seu valor dentro do mundo virtual ali instalado e,a partir do momento que conquistar um valor social com aqueles que têm maior vinculação aos demais, deve cuidar para se manter assim.
Valor social no Orkut pode ser medido pela quantidade de recados que um indivíduo recebe, com quantas pessoas ele mantém vínculos estreitos e fortes, quantos depoimentos ele recebe e o quanto de pessoas suas comunidades têm, além de ser verificável sua conduta nos tópicos das comunidades de outras pessoas.
Sem constituir valor social o usuário se sente excluído deste mundo virtual e não é valorizado pelo que se é realmente valorizado na rede.
2) Encontre um exemplo de site que possa ser considerado um conector na web. Explique.
Como a maioria irá citar o Google, citarei seu ‘concorrente’, o Yahoo! , uma ferramenta de busca que permite se achar quem e o que se deseja. É, portanto, um conector já que canaliza e direciona todos os nós (os sites) que estão na web condizente a uma palavra de busca. Serve de entrada para outros sites que seriam desconhecidos, caso não fossem sites como o Yahoo! e o Google.
3) Sabendo que a chamada 'mídia social' é baseada no poder de propagação das informações pelas redes sociais na web, discuta como isso (mídia social) pode ser aplicada para o jornalismo e para a publicidade.
A propagação de informações nas redes sociais da web dá a sensação de instantaneidade que os jornais tanto buscam e agora acharam na internet, através dos webjornais , e das redes como Orkut, twitter e blogs.
Para aqueles que estão sempre usando a internet esta forma de disseminação de notícias é muito útil, pois elas são disponibilizadas na própria rede em que se está com links para que, caso seja de maior interesse, a pessoa possa ler na íntegra a notícia. Inevitavelmente esse tipo de divulgação dá credibilidade e acesso aos sites de jornais e veículos de comunicação. Muitos também divulgam notícias em blogs, que são mais informais e acessados diariamente.
A publicidade também utiliza muito bem as redes sociais por divulgar nos perfis e grupos de amigos propagandas de interesse daquelas pessoas. Portfólios, produtos, comerciais podem ser passados para grupos estratégicos, já que os conectores corretos podem se interessar e mostrar a propaganda para outras pessoas de seu vínculo cibernético.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008 | Postado por Pricilla Farina Soares às 16:55 1 comentários
Exercícios do dia 13.08
1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).
Virtualizar é representar o que existia somente no espaço concreto e que ainda não havia sido posto na rede para conhecimento de todos. Existem várias formas de tornar virtual um espaço concreto, como fotografias, vídeos, simulações de lugares, desenhos ou escritas descritivas.
2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.
Ao me procurar no Google encontrei o endereço do meu blog pessoal, este blog, feito para a aula de Comunicação e Multimídia, um texto meu citado em um fotolog, com link para meu blog pessoal. Meu nome também aparece na listagens do curso de comunicação social, entre os aprovados de 2007 da Universidade Católica de Pelotas. O nome também consta na lista de amigos do Flickr e em vários comentários e links de outros blogs.
Ao procurar uma colega achei seu nome relacionado a um blog pessoal, o blog para esta matéria (Comunicação e Multimídia) e um link indicando seu twitter. Um site de uma rádio, com um texto escrito por essa pessoa, que descobri ser estagiária da Emater. Há também uma matéria falando sobre um Seminário Técnico Florestal, escrita por esta mesma pessoa, o que indica que ela trabalha a certo tempo e tem suas matérias enviadas para sites de outras cidades com notícias regionais.
A Internet inevitavelmente deixa rastros que não são possíveis de serem extingüidos pela pessoa mencionada pois, há links pessoais e há links que constam o nome destas pessoas por elas terem feito algo que deveria ser publicado, como um concurso ou algum trabalho realizado na própria internet.
Esse tipo de informação, que fica armazenada por um longo período (ou sempre) permite que com um site de busca se tenha conhecimento sobre alguém que não conhecemos tanto e a partir desta análise criamos uma concepção acerca de quem buscamos informações.
A permanente interação, junto com a noção de tempo modificada nos dá a sensação de que sempre poderemos descobrir algo sobre determinadas pessoas 'investigando' o que dela se tem disponível na internet, mesmo que nem tudo seja exatamente o que aparenta ser. Este tipo de busca pode ser por pura curiosidade, segurança ou também para prejudicar algum alvo.
Ao encontrarmos informações que não tínhamos esquecemos também que os demais podem ter este acesso e nos sentimos como Sherlock Holmes num espaço onde todos são detetives e alvos das análises dos rastros deixados por nós, permitidos ou não.
3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
Ambientes virtuais como o Second Life nos permitem 'visitarmos' lugares onde jamais poderemos estar presencialmente, nos dá a chance de interagirmos com diferenciadas pessoas e aprendermos parte de culturas ou curiosidades que não obteríamos ao lermos uma enciclopédia. Outros programas de conversação ou simulação do 'real' diferenciam a noção de espaço-tempo e fazem com que a informação seja transmitida em grande quantidade e de forma mais acessível àqueles que tem acesso.
Imagens, visitas a museus, procura por palavras e línguas não tão conhecidas, pessoas diferentes e uma real interação com o que se aprende são umas das principais características do ciberespaço que auxiliam na educação.
A educação está sendo alterada para incluir o ciberespaço nas salas de aula, a fim de facilitar a explicação do professor em diversos momentos., mesmo que ainda se discuta muito a validação oficial do conteúdo passado através da internet. O aprendizado escolar não está mais tão institucionalizado e passa agora a sofrer uma mutação, onde os indivíduos, se aplicarem de maneira positiva a internet em suas vidas, aprendem muito fora do sistema acadêmico. O aluno deve se interessar e ser crítico, usando o ciberespaço para pesquisas e, conforme o grau de curiosidade, buscar novos interesses.
4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
Se usado positivamente o ciberespaço pode gerar maior conhecimento e distribuição de informação correta para as pessoas. Nós escolhemos nos inserir no ciberespaço e, se soubermos utilizá-lo podemos estabelecer novos vínculos e com rapidez termos todo tipo de conhecimento que desejamos expandir.
Diminui barreiras e nos ajuda a termos uma visão mais abragente do mundo, já que não podemos estar presentes em todos os lugares ao mesmo tempo.
Entretanto devemos ter cuidado com as informações que disponibilizamos no ciberespaço, sendo que todos tem acesso a tudo, e termos noção de que nem sempre o que é publicado é verdadeiro. Não podemos ter concepções baseadas em algo que não é totalmente seguro. A internet, sendo de acesso público, tem muita informação e dados errados ou distorcidos, sendo também muito fácil alterarmos qualquer coisa que está na web.
Não podemos querer excessivamente o controle sobre a vida do outro e esquecermos o conhecimento que podemos adquirir e compartilhar com os demais seres inseridos no ciberespaço.
Postado por Pricilla Farina Soares às 06:10 1 comentários