Atividades do dia 30.07.08
1. Jogo:Grow Cube
O jogo Grow Cube permite que a cada clique nos botões da barra lateral alguma reação aconteça e os objetos se desenvolvam, fazendo o cubo modificar sua estrutura para aceitar os diversificados cliques conforme a ordem que o jogador e a ação do próprio jogo os disponibiliza.
O que podemos perceber, ao longo das tentativas de se chegar ao final deste jogo de lógica é que os objetos não evoluem sem a ajuda dos demais, criando uma situação de dependência evolutiva. O jogo, que a princípio 'brincamos' por pura intuição, já que não reconhecemos seu contexto rapidamente, nos remete ao que acontece na vida real, onde cada indivíduo depende da ação do próximo para evoluir e para que as estruturas do tempo e das coisas ao nosso redor mudem com as atitudes das pessoas.
Neste jogo, as principais características da internet são a interatividade entre o jogador e o cubo, que só modifica algo se a pessoa desenvolver uma técnica e algum raciocínio para fazer o caminho funcionar, e a multimídia, combinando diversos formatos de apresentação de um jogo: cor,imagem,interação,som e animação.
2. Chatterbot:
São programas com inteligência artificial que criam a ilusão de interação (pré-estabelecida). Podem ser usadas para tirar dúvidas, responder questões simples (com um texto no qual o usuário tem a impressão de que está tendo uma conversa), traduzir palavras ou converter moedas. Os chatterbots não chegam a representar uma real interatividade, pois as respostas são restritas já que estes programas não evoluem além do que já estão planejados a responder.
A publicidade utiliza estes programas,criando 'funcionários virtuais' que tiram dúvidas sobre o produto vendido, oferece descontos, promoções,divulgação e dão, mesmo que ilusoriamente, uma atenção e atendimento 'vip' para o potencial consumidor.
Exemplo de chatterbot: http://www.openbots.org/roberta/
Esta é Roberta, um interbot, relações públicas, que estabelece diálogos personalizados e responde às suas perguntas.
3. Ficção Hipertextual:
Maria assistiu ao último episódio de Lost e percebeu que não havia compreendido alguns detalhes da emaranhada história.
Maria então, acessou 1. o site Lostpedia e 2. a comunidade de Lost no orkut .
Os hipertextos (neste caso a ficção hipertextual) se diferenciam dos textos impressos
basicamente por serem menos restritos e criarem novos meios de busca de informação, conectando uma notícia à outra. A pessoa tem mais mobilidade para entender cada informação e justamente por essas ligações de 'uma notícia contida em outra notícia' o indivíduo se sente no controle.
Em textos impressos não há 'pilhagem' como nos hipertextos (e na web), que permite ao indivíduo ter seu interesse despertado e saciado instantaneamente através de diversificadas buscas.
4. Jogo: Padres X Canibais
A principal diferença do jogo digital é que ele através da interatividade e instantaneidade nos dá uma visão mais clara e auxilia nosso raciocínio. Com o jogo online podemos desfazer as ações conforme acharmos melhor e recomeçarmos o jogo a partir de outro raciocínio. Ao somente pensarmos na solução não temos essa resposta imediata que o jogo digital nos dá.
5. LOST
Lost é a série que mais interage fora do que estão usualmente programadas as demais séries para interagir com seus fãs. Cria bonecos, lança livros e revistas explicativas, dá pistas na internet e elabora sites que permitem ao fã ter a sensação de participar da história dos sobreviventes da ilha misteriosa.
A ocean-air, linha fictícia de aviação pela qual as vítimas do acidente aéreo viajavam possui um site, onde podemos através da multimídia, com cliques, imagens e informações, construirmos novas teorias sobre a série. Logo ao abrirmos o site percebemos que na ilha ilustrativa, em determinado ponto aparece a fumaça preta, mistério conhecido dos fãs da série.
Outro site criado, o Lost Book Club Traz trechos de todos os livros citados na série, relacionando-os de alguma maneira (usando para isso o aparato da multimídia) a uma possível teoria para todos os questionamentos feitos nas temporadas de Lost. Os livros podem ou não ter alguma relação com o seriado, basta que a pessoa leia alguns trechos e procure os livros para tirar suas dúvidas e formular suas idéias, deixando todos os viciados da série ainda mais enlouquecidos com esta 'Lostmania'.
terça-feira, 5 de agosto de 2008 | Postado por Pricilla Farina Soares às 05:42 1 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)