Questão 01
Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva suas estratégias e explique qual seu efeito político.

Toda estratégia de comunicação a princípio deve ser de conhecimento da maioria do público-alvo, no caso, os estudantes da universidade.

*A estratégia começaria com reuniões entre as turmas, sempre com a presença de um integrante do D.A correspondente ao curso.
Os alunos poderiam debater assuntos importantes vigentes na Universidade Católica, como a reestruturação dos cursos e o movimento que os d.a's e dce organizaram para a inclusão e participação dicente neste processo e, a partir desta idéia, cada turma poderia estruturar um texto, dentro da reunião, com propostas,idéias e questionamentos. Com o texto formulado, seria feita uma postagem no blog que o D.A criou (com senha acessível para todos os alunos). Junto com o texto ainda seria colocado um vídeo (editado) com os 'melhores momentos' do debate daquela turma.

- O blog é interessante pois os alunos de outras turmas poderiam opinar e comentar sobre diversificadas opiniões. Uma vez por semana os participantes do D.A informariam as novidades sobre a reestruturação e o que eles conseguiriam de informações com coordenadores e reitoria. Outros blogs poderiam ser feitos e linkados a este blog, considerado então um conector.




Questão 02
Analise como os modelos de rede podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique.



Os modelos de rede podem auxiliar pois permitem que a discussão não se dê somente no mundo concreto, eles dão a possibilidade de estabelecer maiores ligações entre os alunos da Universidade através da mobilidade da rede, para que a mobilização seja mais válida.
Por ser um espaço (o blog) acessível a todos e com uma grande rapidez que as informações são repassadas, as discussões tem maior efeito. As smart mobs, ou o uso de um simples blog na web, mobilizam muitas pessoas no espaço virtual que acabam se concentrando e fazendo alguma mudança efetiva no espaço concreto, dentro da universidade. é mais fácil conscientizar alguém quando tudo está visível e tão facilmente acessível.

Questão 03
O Orkut é uma remidiação? Explique e exemplifique.



Sim o orkut é uma remidiação pois sofreu uma 'metamorfose' desde sua criação. Logo quando foi criada, a rede social tinha o intuito somente de reunir pessoas na rede e partir dessa relação virtual elas poderem trocar recados (no scrapbook) e relacionar comunidades que ajudassem a definir seu 'quem sou eu'. Com novos sites e ferramentas que surgiam, com o mesmo intuito que o Orkut tem, o site se viu obrigado a modificar parte de sua estrutura, oferecendo a seus usuários outras interações. Hoje o orkut tem um espaço maior para fotos, avatares que nos dão a sensação de estarmos interagindo mais com nossos amigos virtuais, podemos também ver nossos amigos em comum com as demais pessoas, o mesmo ocorre com as comunidades. Essas modificações repaginaram o orkut para que as pessoas não o abandonassem e procurassem ferramentas novas, que disponibilizassem aquilo que eles iriam procurar em outros sites mais atuais.

Questão 04
O Youtube é uma forma de imediação ou hipermediação? Explique e exemplifique.



Basicamente é uma hipermidiação, pois o computador é uma máquina onde o indivíduo utiliza várias páginas (sites) ao mesmo tempo. Enquanto está escrevendo ele está também escutando música. Está digitando uma máteria e conversando com pessoas por chats...
O youtube é uma hipermidiação pois o usuário precisa esperar para que o vídeo seja carregado, pode ler comentários feitos, e há também a distração dos vídeos linkados e relacionados àqueles. tela do computador por si já é dispersiva, pela quantidade de hipertextos contidos no site, fazendo com que o meio seja ressaltado e se torne consciente.

Questão 05
Que relações existem entre o corpo material das pessoas e o ciberespaço? Explique.


O corpo material só existe no ciberespaço através de representações como avatares (nem sempre fiéis à nossa imagem) e fotografias. Além desta forma, podemos ser representados também através de vídeos gravados ou em tempo real (web cam).
Mas a relação do nosso corpo com o ciberespaço é algo mais secundário, se levarmos em consideração que a principal idéia do ciberespaço é jogar na rede nossas idéias, assim como nos proporcionar a interação com indivíduos geograficamente afastados. O que nossa mente produz e repassa é o que vale, nossas expressões corporais não são representadas e no entanto, ao conversarmos com alguém 'não visível' no momento para nós, temos implicitamente a imagem de seu corpo material, pois sabemos que estamos falando com alguém palpável. Somente nossas idéias são reproduzidas mas, nosso corpo está presente, mesmo que não repesentado.

1) Visitar os sites abaixo, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.

1. http://www.ask.com/
2.
http://www.google.com.br/
3.
http://www.yahoo.com.br/
4.
http://www.altavista.com
5.
http://www.hotbot.com

a) Quantos resultados cada um encontrou?


1. 321

2. 349

3. 211

4. 292

5. Yahoo/lyGo/msn


b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

O que apresentou mais resultados foi o Google, que também,no decorrer das páginas, mostrou mais opções, inclusive opções com links para o Tele Listas, que dão a chance de acharmos outros links também de tele-entrega.

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?

O único foi o Ask.

d) Como cada buscador utiliza a propaganda?

Somente o Ask utilizou a propaganda para relacionar venda e entrega, conforme as palavras buscadas. Entretanto, muitos dos resultados aparecidos nada tinham a ver com Pelotas.

e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

O Yahoo e o Altavista efetuam buscas para cada termo de maneira separada, pois notamos que nos resultados as palavras-chave apareciam isoladas das outras procuradas, não relacionando todas as palavras, seja qual a ordem que fosse usada.
Ask e o Google mostram resutados mais relevantes e próximos daquilo que procuramos, portanto devem usar um sistema que ordene em forma de índice as palavras a serem buscadas.
O HotBot usa outros buscadores para efetivar as pesquisas,como MSN, Yahoo! e lYGo.

f) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.