Atividades do dia 23.07.08

1. Discutir o que é cibercultura:

A cibercultura pode ser considerada por assim dizer, um costume ‘à parte’, porém essencial por se tratar de um novo estilo, um espaço que abrange em termos de tecnologia, tudo aquilo que o indivíduo contemporâneo está vivendo e necessita para se sentir inserido em sua sociedade.
A presença física e, portanto restrita, assim como a questão temporal, são desfeitas e facilmente resolvidas com o uso de celulares, palms, pagamentos via web, e-mails, sites de relacionamento, jogos online, cartões eletrônicos e mensagens instantâneas.
Como a tecnologia hoje está sendo popularizada, estamos vendo a formação de uma cultura em que os indivíduos criam e se adaptam a este conjunto de características cibernéticas muito rapidamente, elaborando outra linguagem, como acontece com o uso do messenger e das sms para celulares, lendo jornais digitais, assim como criando senhas de acesso para assinantes visitarem determinados sites.
A cibercultura traz mobilidade e agilidade do tempo, facilitando e integrando a vida das pessoas em pequenos programas que as fazem se sentir parte do mundo em que está sendo reconstruído agora.


2. Classificar as formas de comunicação mediada por computador:

Redes Sociais:

As redes sociais têm o intuito de reunir pessoas para tratarem de assuntos com interesses compatíveis e poderem compartilhar idéias. Essas ligações se dão através de comunidades e grupos que abordam o assunto pré-determinado.
As relações entre os indivíduos nestas redes sociais podem acontecer por meio informal e por relações já existentes, quando já se conhece a pessoa com a qual você está conversando, ou somente por contato virtual, quando não se conhece pessoalmente o sujeito.
O interessante destas redes é que elas tratam de um aparente ‘grande mundo virtual’, mas que se percebe ser não tão abrangente ao se descobrir que as pessoas com a qual você está se relacionando possuem ligações com as demais pessoas do seu grupo de amigos, montando assim um emaranhado de indivíduos que possuem um laço de relação virtual, constituindo uma interação social através do computador. Ex de rede social: Orkut, Last.fm e Sonico.

Blogs:

Os blogs funcionam como um caderno ou diário virtual onde você pode fazer atualizações com informações sobre sua vida pessoal, textos próprios ou até mesmo a publicação de notícias.
Eles são organizados de maneira cronológica que deixa sempre a última postagem (último texto publicado) na parte de cima do diário virtual.
Através dele se pode elaborar e incluir um perfil, fotos, a inclusão de links (sites e até mesmo outros blogs), armazenagem dos textos através de arquivo, e também permite que outros usuários possam comentar em suas publicações e também a verificação de quantas visitações seu blog teve a partir do momento em que foi criado.
Os blogs são muito utilizados pela facilidade de uso, já que não é necessário um maior conhecimento ou técnica para que se possa publicar alguma notícia, ao contrário do que acontece ao se criar um site, por exemplo. O mundo dos blogs constitui a chamada ‘blogosfera’, onde quem tem um blog, pode ser chamado de ‘blogueiro’ ou ‘blogger’.

Flogs / Flickr:

Registram fotos publicadas conforme a última data de atualização. Funciona como um blog, mas têm maior apelo visual, onde o que chama a atenção é a rapidez com que uma foto pode demonstrar um momento, bastando apenas que o usuário coloque uma ‘legenda’ para a foto. Apresentam como principal intuito divulgar imagens e interagir com outros usuários através de comentários. Os flogs são mais simples, com fotos diárias, os flickrs aparentemente têm fotos mais elaboradas e editadas. Ambos os serviços ‘favoritam’ flogs ou flickrs de interesse da pessoa cadastrada.

Chats:

Funcionam como bate-papos virtuais, onde os sujeitos conversam em tempo real. As conversas podem ser feitas com duas ou mais pessoas, onde se pode interagir com qualquer um que também estiver ali conectado, como é o caso de chats do Terra ou da UOL, ou a conversação pode se passar com um grupo selecionado, como é o caso do Messenger e Skype.

Mundo virtual:

São ambientes virtuais onde o usuário cria um avatar e explora o mundo e convive com demais avatares. Há uma profissão, casas, relacionamentos, jogos online e alguns mundos virtuais incluem uma moeda própria, que permite que o usuário gaste dinheiro como no mundo real. É uma reprodução virtual da vida real. Como principal exemplo há hoje o Second Life.


Webjornais :

São jornais virtuais, alguns disponibilizam a versão idêntica do jornal impresso, onde o internauta pode até ‘folhear’ virtualmente as páginas dos cadernos especiais. Há também webjornais que bloqueiam algumas notícias somente para assinantes e muitos permitem o envio de mensagens dos internautas com idéias, reclamações ou comentários sobre as notícias.


Vídeos:

O Youtube é o principal exemplo desta forma de comunicação. É um site que permite que todos possam assistir e compartilhar vídeos de diversos conteúdos e cada um dos cadastrados pode ‘favoritar’ os vídeos de seu interesse e comentar sobre o que acabou de assistir. Funciona como uma rede de vídeos onde um vídeo leva a outro de categoria semelhante ou relacionada pelos usuários.


3. Discutir o que é técnica e o que é tecnologia:

Tecnologia define o uso e a prática de ferramentas usadas para que se possa adaptar-se e inserir-se na sociedade em que se vive. Tecnologia é uma totalidade de conhecimentos básicos, que pode ser usada por qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento, desde que esta consiga se adaptar ao rápido processo tecnológico.

Técnica é um conhecimento aprofundado e aplicado das coisas. Como um estudo metodológico do que se quer conhecer mais detalhadamente. No caso referente à comunicação, pode se tratar da técnica da oralidade, da escrita ou, até mesmo de algum programa usado profissionalmente no campo da tecnologia.

Blog criado para a disciplina de Comunicação e Multimídia, referente ao curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).