Atividades do dia 20.08

1) Observe sua rede social no orkut e responda:

a) Como as pessoas são conectadas a você? Podemos dizer que esta conexão é social?

As pessoas estão ligadas a mim no orkut por meio de uma rede de amigos formada a partir do momento em que eu os adicionei à minha rede ou que eles me adicionaram e os aceitei, assim como estou ligada aos amigos dos meus amigos através da ferramenta 'nossos amigos em comum'. As pessoas também estão conectadas a mim pelas atualizações disponíveis e o BuddyPoke.
Há conexão social, pois estou ligada por nós a estas pessoas, constituindo uma rede própria. Porém, só se tem relação social ao se deixar um recado para a pessoa e esta responder, se houver interação entre os BuddyPoke ou depoimentos forem trocados. Ter uma pessoa adicionada a sua lista de amigos não quer necessariamente dizer que há interação e relação social, como notamos aparentemente.


b) Há algum conector? Explique.

Conector é aquele que possui um número maior de conexões do que os demais e que espalha estas ligações para que a comunicação ou troca de informações entre os dispositivos computacionais possa se expandir. O conector no caso do orkut pode ser o próprio site, o Orkut, que foi quem iniciou a rede de relacionamentos e, portanto foi o primeiro a estabelecer relações sociais, ou o Google, proprietário do site.

c) É possível dizer que sua rede é um mundo pequeno?

Sim, minha rede é um mundo pequeno, pois estamos todos a poucos graus de distância de um indivíduo para outro. Cada usuário está ligado por algum (ns) amigo(s) ou comunidade(s) em comum, sendo que sempre procuramos achar e nos relacionarmos com pessoas de nosso convívio ‘real’, sem ampliarmos nossas conexões. Se procurarmos em todos os amigos iremos notar que são poucos aqueles que não mantêm algum laço social com um conhecido.

d) Há algum valor social no Orkut (Twitter)? Explique.

Acredito que sim. O Orkut é uma rede de relacionamentos onde os que possuem maiores conexões são aqueles que têm certo status e boas relações. Quem recém se conecta à rede deve começar da estaca zero, construindo aos poucos seu valor dentro do mundo virtual ali instalado e,a partir do momento que conquistar um valor social com aqueles que têm maior vinculação aos demais, deve cuidar para se manter assim.
Valor social no Orkut pode ser medido pela quantidade de recados que um indivíduo recebe, com quantas pessoas ele mantém vínculos estreitos e fortes, quantos depoimentos ele recebe e o quanto de pessoas suas comunidades têm, além de ser verificável sua conduta nos tópicos das comunidades de outras pessoas.
Sem constituir valor social o usuário se sente excluído deste mundo virtual e não é valorizado pelo que se é realmente valorizado na rede.

2) Encontre um exemplo de site que possa ser considerado um conector na web. Explique.

Como a maioria irá citar o Google, citarei seu ‘concorrente’, o Yahoo! , uma ferramenta de busca que permite se achar quem e o que se deseja. É, portanto, um conector já que canaliza e direciona todos os nós (os sites) que estão na web condizente a uma palavra de busca. Serve de entrada para outros sites que seriam desconhecidos, caso não fossem sites como o Yahoo! e o Google.

3) Sabendo que a chamada 'mídia social' é baseada no poder de propagação das informações pelas redes sociais na web, discuta como isso (mídia social) pode ser aplicada para o jornalismo e para a publicidade.

A propagação de informações nas redes sociais da web dá a sensação de instantaneidade que os jornais tanto buscam e agora acharam na internet, através dos webjornais , e das redes como Orkut, twitter e blogs.
Para aqueles que estão sempre usando a internet esta forma de disseminação de notícias é muito útil, pois elas são disponibilizadas na própria rede em que se está com links para que, caso seja de maior interesse, a pessoa possa ler na íntegra a notícia. Inevitavelmente esse tipo de divulgação dá credibilidade e acesso aos sites de jornais e veículos de comunicação. Muitos também divulgam notícias em blogs, que são mais informais e acessados diariamente.
A publicidade também utiliza muito bem as redes sociais por divulgar nos perfis e grupos de amigos propagandas de interesse daquelas pessoas. Portfólios, produtos, comerciais podem ser passados para grupos estratégicos, já que os conectores corretos podem se interessar e mostrar a propaganda para outras pessoas de seu vínculo cibernético.

1 comentários:

raquel disse...

Priscila:
Ótimo! :D