Exercícios do dia 13.08

1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).

Virtualizar é representar o que existia somente no espaço concreto e que ainda não havia sido posto na rede para conhecimento de todos. Existem várias formas de tornar virtual um espaço concreto, como fotografias, vídeos, simulações de lugares, desenhos ou escritas descritivas.




2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.

Ao me procurar no Google encontrei o endereço do meu blog pessoal, este blog, feito para a aula de Comunicação e Multimídia, um texto meu citado em um fotolog, com link para meu blog pessoal. Meu nome também aparece na listagens do curso de comunicação social, entre os aprovados de 2007 da Universidade Católica de Pelotas. O nome também consta na lista de amigos do Flickr e em vários comentários e links de outros blogs.

Ao procurar uma colega achei seu nome relacionado a um blog pessoal, o blog para esta matéria (Comunicação e Multimídia) e um link indicando seu twitter. Um site de uma rádio, com um texto escrito por essa pessoa, que descobri ser estagiária da Emater. Há também uma matéria falando sobre um Seminário Técnico Florestal, escrita por esta mesma pessoa, o que indica que ela trabalha a certo tempo e tem suas matérias enviadas para sites de outras cidades com notícias regionais.

A Internet inevitavelmente deixa rastros que não são possíveis de serem extingüidos pela pessoa mencionada pois, há links pessoais e há links que constam o nome destas pessoas por elas terem feito algo que deveria ser publicado, como um concurso ou algum trabalho realizado na própria internet.
Esse tipo de informação, que fica armazenada por um longo período (ou sempre) permite que com um site de busca se tenha conhecimento sobre alguém que não conhecemos tanto e a partir desta análise criamos uma concepção acerca de quem buscamos informações.
A permanente interação, junto com a noção de tempo modificada nos dá a sensação de que sempre poderemos descobrir algo sobre determinadas pessoas 'investigando' o que dela se tem disponível na internet, mesmo que nem tudo seja exatamente o que aparenta ser. Este tipo de busca pode ser por pura curiosidade, segurança ou também para prejudicar algum alvo.
Ao encontrarmos informações que não tínhamos esquecemos também que os demais podem ter este acesso e nos sentimos como Sherlock Holmes num espaço onde todos são detetives e alvos das análises dos rastros deixados por nós, permitidos ou não.

3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.

Ambientes virtuais como o Second Life nos permitem 'visitarmos' lugares onde jamais poderemos estar presencialmente, nos dá a chance de interagirmos com diferenciadas pessoas e aprendermos parte de culturas ou curiosidades que não obteríamos ao lermos uma enciclopédia. Outros programas de conversação ou simulação do 'real' diferenciam a noção de espaço-tempo e fazem com que a informação seja transmitida em grande quantidade e de forma mais acessível àqueles que tem acesso.
Imagens, visitas a museus, procura por palavras e línguas não tão conhecidas, pessoas diferentes e uma real interação com o que se aprende são umas das principais características do ciberespaço que auxiliam na educação.
A educação está sendo alterada para incluir o ciberespaço nas salas de aula, a fim de facilitar a explicação do professor em diversos momentos., mesmo que ainda se discuta muito a validação oficial do conteúdo passado através da internet. O aprendizado escolar não está mais tão institucionalizado e passa agora a sofrer uma mutação, onde os indivíduos, se aplicarem de maneira positiva a internet em suas vidas, aprendem muito fora do sistema acadêmico. O aluno deve se interessar e ser crítico, usando o ciberespaço para pesquisas e, conforme o grau de curiosidade, buscar novos interesses.


4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.

Se usado positivamente o ciberespaço pode gerar maior conhecimento e distribuição de informação correta para as pessoas. Nós escolhemos nos inserir no ciberespaço e, se soubermos utilizá-lo podemos estabelecer novos vínculos e com rapidez termos todo tipo de conhecimento que desejamos expandir.
Diminui barreiras e nos ajuda a termos uma visão mais abragente do mundo, já que não podemos estar presentes em todos os lugares ao mesmo tempo.
Entretanto devemos ter cuidado com as informações que disponibilizamos no ciberespaço, sendo que todos tem acesso a tudo, e termos noção de que nem sempre o que é publicado é verdadeiro. Não podemos ter concepções baseadas em algo que não é totalmente seguro. A internet, sendo de acesso público, tem muita informação e dados errados ou distorcidos, sendo também muito fácil alterarmos qualquer coisa que está na web.
Não podemos querer excessivamente o controle sobre a vida do outro e esquecermos o conhecimento que podemos adquirir e compartilhar com os demais seres inseridos no ciberespaço.

1 comentários:

raquel disse...

Excelente resposta! :D