1) Visitar os sites abaixo, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.

1. http://www.ask.com/
2.
http://www.google.com.br/
3.
http://www.yahoo.com.br/
4.
http://www.altavista.com
5.
http://www.hotbot.com

a) Quantos resultados cada um encontrou?


1. 321

2. 349

3. 211

4. 292

5. Yahoo/lyGo/msn


b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

O que apresentou mais resultados foi o Google, que também,no decorrer das páginas, mostrou mais opções, inclusive opções com links para o Tele Listas, que dão a chance de acharmos outros links também de tele-entrega.

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?

O único foi o Ask.

d) Como cada buscador utiliza a propaganda?

Somente o Ask utilizou a propaganda para relacionar venda e entrega, conforme as palavras buscadas. Entretanto, muitos dos resultados aparecidos nada tinham a ver com Pelotas.

e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

O Yahoo e o Altavista efetuam buscas para cada termo de maneira separada, pois notamos que nos resultados as palavras-chave apareciam isoladas das outras procuradas, não relacionando todas as palavras, seja qual a ordem que fosse usada.
Ask e o Google mostram resutados mais relevantes e próximos daquilo que procuramos, portanto devem usar um sistema que ordene em forma de índice as palavras a serem buscadas.
O HotBot usa outros buscadores para efetivar as pesquisas,como MSN, Yahoo! e lYGo.

f) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.

0 comentários: