1) Relacione Interatividade e Mundos Pequenos nos blogs.
Os blogs possibilitam que tenhamos interação mútua com os demais internautas, já que ao lermos o que foi publicado podemos reagir de variadas formas e comentar sobre os textos ali expostos, além de podermos também contribuir com o conteúdo apresentado.
A internet tornou as relações mais estreitas, podemos interagir, mesmo optando por nos relacionarmos com seres de nosso mundo concreto, com usuários que jamais acharíamos se não fosse a tecnologia e a rede. O blog, ao ser lido, gera comentários e, como sinal de etiqueta dentro do ciberespaço, a visita deve ser retribuída, o que gera uma rede de de blogs (mundos pequenos). Nosso nível de interatividade é maior e nosso mundo se tornou mais pequeno, do tamanho de uma página na web.
2) Analise como economia digital e espaço dos fluxos estão relacionados.
O espaço dos fluxos corresponde a uma proposta onde tudo que vira comunicação passa a ser também informação. Quem detém o maior númeor de, em tese, informações, tem também maior lucro. O que se questiona de fato, é se esta busca por lucro, dá credibilidade e força a informações realmente relevantes. A economia digital envolve todo um processo de rapidez, onde os espaços devem ser preenchidos com qualquer notícia, mesmo que elas não sejam comprovadas ou sejam ainda só especulações. O grande problema da economia digital consiste em erros e falsas interpretações, consideradas informação, somente visando competitividade e lucro.
3) Relacione redes sociais e ativismo digital.
Com a facilidade que as redes sociais permitem o encontro virtual de pessoas com interesses em comum, é mais fácil a disseminação de debates e de grupos que são a favor ou contra determinadas questões muito discutidas na sociedade. Um exemplo disso são as comunidades no orkut que vêem a anorexia como um estilo de vida , ou aqueles grupos intitulados 'protetores de animais' (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=148673), assim como os grupos vegetarianos (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=115855), onde pessoas se reúnem para discutir, em fóruns, inúmeras questões envoltas sobre o assunto ao qual defendem ou repudiam. O ativismo digital é interessante se for analisado positivamente porque expande uma idéia que não se perdeno tempo e no espaço, já que é facilmente acessível a todos que se interessam por determinados assuntos. O único problema do ativismo digital diz respeito à liberdade de expressão que grupos com intuitos pejorativos (como os relacionados à anorexia ou a torcidas organizadas com o intuito de marcar brigas em ruas públicas,no mundo concreto), que acabam criando núcleos de violência e não utilizam as redes sociais para interagir e sim, para destruir as relações humanas.
4) Discuta o uso jornalístico do Twitter a partir de uma reflexão sobre velocidade e mobilidade no jornalismo online.
O jornalismo online exige uma rapidez incrível na divulgação de informações. Tudo deve ser instantâneo e escrito muito rapidamente. No entanto, nem sempre nós usuários da rede, conseguimos acompanhar as atualizações constantes dos diversos sites de notícias que temos na rede. O Twitter é uma ferramenta útilde divulgação e propaganda justamente porque podemos optar por 'seguir' determinado webjornal e assim, termos mostradas em nossa página, as informações que estão sendo postadas em tempo real, cabendo a nós decidirmos acessar ou não o link que está ali, para que possamos entender mais as informações ali contidas. É uma forma mais rápida do que acessarmos cada site, já que podemos ter atualizações do Twitter pelo celular, uma forte característica de mobilidade.
sábado, 1 de novembro de 2008 | Postado por Pricilla Farina Soares às 14:22
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Muito bom, Priscila!A do Twitter, especialmente, ficou dez.
Postar um comentário